Neste post vou te mostrar alguns pontos importantes sobre a necessidade de se treinar pesado sempre para poder ganhar mais músculos.
Mas será que é realmente sempre necessário treinar com altas quantidades de cargas para construir músculos?
Introdução
Sempre vemos aqueles caras grandes que gostam de treinar pesado, com alta quilagem de peso e isso é o que todo mundo quer mostrar.
Mas será que eles sempre treinam assim?
Construir músculos não é algo que seja fácil e quanto mais se passam os anos de treinamento, mais então surgem as dificuldades, fazendo com que sejam necessários métodos inovadores para continuar a progressão muscular.
Certamente, muitas vezes os ganhos musculares são associados com o treinamento pesado e envolvendo cargas pesadas, pois parece óbvio que quanto mais exigirmos em força do músculo, mais resultados teremos!
Treinar Pesado – Pontos a Serem Levados em Consideração
Hipertrofia e Hiperplasia
Hipertrofia e Hiperplasia requerem muito mais do que grandes cargas ao músculo.
Elas também envolvem aspectos relacionados, como:
- o tempo de contração do músculo;
- o impacto hormonal durante e após o treinamento;
- a qualidade de nutrição e hidratação do indivíduo;
- o tempo de descanso adequado;
- o volume de treino, entre muitos outros pontos.
Assim, um treinamento com cargas menores, mas que apresente maiores características vantajosas aquele praticante, será mais bem-vindo do que treinamentos com altas cargas.
Periodização
O segundo ponto é que necessitamos de periodizações.
Assim como o treino pesado com altas cargas devem fazer parte, treinamentos com maior volume e menores cargas também devem advir nessa periodização para que o corpo não caia em estados de adaptação.
Ainda, admitindo que levantar cargas seja o único fator para ganho de massa muscular, podemos pensar que quanto mais carga levantamos, então, mais carga temos de levantar no próximo treino. Será?
Qual o resultado disso?
Quanto seria então necessário levantar de carga em níveis ótimos musculares?
A disponibilidade de peso começaria a se limitar na maioria das academias, as chances de lesões triplicariam, o praticante ficaria suscetível a acidentes em exercícios livres, entre outros pontos importantes.
Conclusão
Mais do que carga, é necessário treinar com inteligência e técnica na musculação e é isso que trará os bons resultados e resultados contínuos.
Use a periodização!!!