Neste post vou te ensinar tudo sobre a análise cinesiológica do Peck Deck. Você vai aprender sobre a importância dos músculos envolvidos, como que funciona a articulação do ombro e do cotovelo, como que deve ser feito o movimento e muitas curiosidades.
O Peck Deck é um importante exercício que utiliza as articulações do ombro e do cotovelo.
Análise Cinesiológica do Peck Deck
A interpretação e organização das análises do peck deck estão obedecendo os seguintes critérios:
- Uma pequena introdução da articulação e musculatura, seguida da caracterização articular;
- Descrição do movimento (posição inicial, execução e posição final);
- Plano de apoio e o seu eixo;
- Envolvimento dos músculos (principal e secundário);
- Análise do sistema de alavancas (considerando a musculatura principal como o ponto de referência de força);
- Curiosidades sobre o exercício.
Este exercício é assim classificado devido ao fato de que apesar dos músculos principais serem os anteriores, principalmente os Peitorais, e os posteriores, primordialmente os Dorsais do tronco em recrutamento, o movimento ocorre mobilizando as articulações do Ombro e do Cotovelo.
Da articulação do ombro e cotovelo será realizada a análise cinesiológica do Exercício Peck Deck
Aspectos da articulação do ombro
Tratando do complexo do ombro é possível apontar o Cíngulo do Membro Superior que é constituído, segundo Grabiner In Rasch (1991), por duas Clavículas, duas Escápulas e o Esterno.
Grabiner ainda afirma que o conjunto Glenoumeral é constituído pela cabeça do Úmero, hemisférica, e cavidade glenóide, relativamente rasa na lateral escapular.
Agora sobre a Articulação do Ombro ou Escápulo-umeral, é possível afirmar que esta se classifica como uma Diartrose Sinovial, do tipo esferóide ou Condiloidal, com três graus de liberdade de movimento ou Triaxial.
Possuem os seguintes movimentos:
- Flexão;
- Extensão;
- Abdução;
- Adução;
- Rotação Interna;
- Rotação Externa;
- Adução Horizontal;
- Abdução Horizontal;
- e Circundação.
Além de possuir os seguintes elementos de reforço ou estabilização articular:
- Cápsula Articular Fibrosa;
- Orla Glenoidal;
- os Ligamentos Glenoumerais (Superior, Médio e Inferior);
- o Ligamento Coracoumeral;
- e Ligamento Transverso do Úmero.
Aspectos da articulação do cotovelo
É uma articulação formada pela união dos ossos úmero, rádio e ulna, sendo na verdade a união de três superfícies articulares, que são: a Radioulnar Proximal, Umeroulnar e Umerorradial. (MIRANDA, 2000).
Vamos a definição de cada uma dessas três superfícies articulares:
1) a Radioulnar Proximal é do tipo Trocóide ou Pivô, possui apenas um grau de movimento (Monoaxial), e esses são a Pronação e a Supinação;
2) a Umeroulnar é do tipo Trocleartrose ou Gínglimo ou em dobradiça, apresentando um grau de movimento (Monoaxial), realizando Flexão e Extensão;
3) a Umerorradial é do tipo Condilartrose ou Condilar ou em esfera e soquete, sendo Biaxial (com dois graus de movimento), sendo capaz de realizar Flexão, Extensão, Pronação e Supinação (MIRANDA, 2000).
Estas articulações também possuem elementos de reforço e estabilização, que são: a Cápsula Articular (comum as três superfícies) e os Ligamentos Colaterais Ulnar, Colateral Radial e o Anular da Cabeça do Rádio (MIRANDA, 2000).
Vamos ao Exercício!
Peck Deck – Como Executar
Descrição do movimento
Posição inicial
Sentado com o dorso apoiado sobre o encosto do banco, com os cotovelos flexionados a 90º, ombros abduzidos do tronco, também a aproximadamente 90º, os glúteos, a cabeça e a coluna devem estar apoiados.
Os joelhos também devem estar flexionados a 90º, assim como o quadril e com os pés totalmente apoiados no chão ou em um apoio específico para estes.
Execução
Faz-se uma Adução Horizontal dos ombros até que eles se aproximem o máximo possível da Linha Mediana.
Posição final
Na mesma velocidade em que foi executada a Adução, deve ser permitido que seja efetuada uma Abdução até que se atinja a posição inicial.
Plano de execução do exercício
Campos (2000) afirma que este exercício é realizado no Plano Transverso ou Horizontal e sobre o eixo Longitudinal ou Vertical, porque a articulação realiza uma Adução Transversa na fase concêntrica e uma Abdução Transversal na fase excêntrica.
Músculos que participam da execução do exercício
Segundo Delavier (2000) este exercício trabalha todo o Peitoral Maior, desenvolvendo também o Coracobraquial, e a Cabeça Curta do Bíceps Braquial, podendo perceber inclusive o recrutamento auxiliar do Deltoide Anterior.
Tipo de alavanca presente na execução do exercício
Em sua execução é possível visualizar uma alavanca de Primeira Classe ou Interfixa, representando a resistência pela região do Cotovelo e Antebraço, o fulcro pela articulação do Ombro e a força principalmente pela musculatura do Peitoral Maior.
Observações e curiosidades
- Ele permite nas repetições longas a obtenção de uma congestão intensa dos músculos. (DELAVIER, 2000).
Referência Bibliográfica
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; LIMA, Larissa Karla Gomes; GOMES, Marcius de Almeida. Análise cinesiológica de uma série básica de musculação. In: SEMANA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNEB, 3., 2002, Guanambi. Anais… Guanambi: Universidade do Estado da Bahia, 2002.
Leia também:
Se você quiser aprender mais sobre Cinesiologia, clique aqui!