Neste post vou te ensinar sobre a anatomia do músculo tríceps braquial. Se você quer ter os braços grandes, saiba que você tem que ter um bom desenvolvimento desses músculos.
O Tríceps Braquial
O tríceps braquial origina-se no tubérculo infraglenoidal da escápula (cabeça longa), face posterior do úmero, superior ao sulco do nervo radial (cabeça lateral) e inferior ao sulco do nervo radial (cabeça medial).
O nome se deve ao fato de o músculo ser dividido em três porções, cabeças ou ventres musculares. Estas três cabeças são:
- Cabeça medial, fica abaixo das outras duas porções, portanto não é visível;
- Cabeça lateral, é a que dá o desenho do braço, aquela curvatura que podemos visualizar;
- Cabeça longa.
As Três Cabeças do Tríceps Braquial
Cabeça Medial e Lateral
A cabeça medial e lateral tem suas origens no Úmero e suas Inserções na Ulna, com isso podemos afirmar que é monoarticular, ou seja, tem como ação muscular somente a Extensão de Cotovelo utilizando apenas a articulação do cotovelo.
Cabeça Longa
A cabeça longa do tríceps braquial tem sua origem diferente, na escápula, mas sua inserção também está na ulna.
Com esta característica podemos afirmar que a cabeça longa é biarticular, ou seja, cruza a articulação do cotovelo e do ombro e com isso, realiza também a Extensão de Ombro e Adução de Ombro.
As Ações do Músculo
O tríceps é o mais importante músculo extensor do cotovelo. Nessa função a cabeça medial é a mais ativa de todas as três.
Seus antagonistas (particularmente o bíceps e o braquial) são fisiologicamente mais poderosos que o tríceps, motivo pelo qual nós apresentamos uma leve dobra do cotovelo quando nossos braços encontram-se livres em repouso.
Além disso, a cabeça longa do tríceps também cruza a articulação do ombro, tornando-a a única parte biarticular do tríceps.
Durante a contração ela puxa o braço em direção ao tronco (adução) e para trás (retroversão). As fibras distais do tríceps cumprem outra tarefa: a proteção da cápsula articular do cotovelo durante movimentos extremos de extensão.
E este conteúdo é importante para você entender o meu outro post em que explico se há diferenças em realizar o exercício Tríceps na Polia Alta com a Pegada Pronada e com a Pegada Supinada.
Veja esse vídeo abaixo que separei para você!
Espero ter ajudado em sua aprendizagem!