Neste post vou te ensinar o conceito de eletromiografia e ativação muscular e com isso, você conseguirá com mais clareza definir que músculos são mais ativados durante o recrutamento muscular de um determinado exercício.
Eletromiografia e Ativação Muscular
A eletromiografia é um método de diagnóstico que estuda as respostas produzidas pelas fibras musculares e membranas, quando estas são submetidas a atividades elétricas.
Quando o corpo recebe os estímulos bioelétricos emitidos pelo eletromiógrafo — o aparelho de medição do exame —, o córtex cerebral ativa diretamente o neurônio motor periférico, localizado na medula espinhal ou no tronco cerebral.
Isso provoca as contrações em nossas membranas e fibras musculares.
O método de diagnóstico do exame de eletromiografia se dá por meio do estudo potencial das contrações, que analisa a qualidade da unidade motora.
Desse modo, é possível compreender o comportamento dos músculos e identificar disfunções corporais.
Eletromiografia e a Educação Física
Muitos educadores físicos solicitam aos seus clientes e alunos o exame de eletromiografia, para avaliar as condições dos músculos, prevenir lesões e, assim, aplicar um programa de exercícios mais qualificado.
A interpretação dos sinais, inclusive, permite reconhecer o acompanhamento do crescimento e do fortalecimento muscular.
Com boas decisões, fica mais fácil otimizar treinos e a performance esportiva.
Tabela de Exercícios
Estou disponibilizando abaixo uma tabela que reporta os valores quanto à Máxima ativação de Unidade Motora por Eletromiografia de alguns grupos musculares.
Agora você terá condições de dizer e entender que exercício proporcionará uma maior ativação dos músculos que deseja trabalhar.
Vamos lá!!!
Peitoral Maior, Peitoral Menor e Deltoide Medial
Leia também:
Deltoide Posterior, Deltoide Anterior e Bíceps Braquial
Leia também:
Tríceps Braquial e Grande Dorsal
Leia também:
Reto Femoral, Bíceps Femoral e Semitendíneo
Leia também:
Gastrocnêmios (Panturrilhas)
Leia também:
Conclusão
Foi possível analisar com clareza quais os exercícios que são mais ativados em cada grupo muscular.
Com estas informações, todos os profissionais da área podem incluir os melhores exercícios nas rotinas de seus alunos sem ficar inventando exercícios mirabolantes.
Como eu sempre digo: “O BÁSICO FUNCIONA“.
Bons Treinos!!!