Neste post vou te mostrar a comparação eletromiográfica dos exercícios supino reto e crucifixo entre os seguintes músculos: peitoral maior, deltoide anterior e tríceps braquial.
Ambos os exercícios muito usados nos treinamentos de musculação, por isso neste post consultei um artigo científico para vermos toda a análise eletromiográfica deles.
Conteúdo deste Post!
Quais as Diferenças Entre Supino Reto e Crucifixo?
Muitos exercícios podem ser adotados para desenvolver um mesmo grupamento muscular, entretanto, um exercício pode ser mais indicado para algo mais específico.
Desta maneira, torna-se importante a análise eletromiográfica para uma seleção de exercícios que otimizem os estímulos para cada segmento corporal.
Qual o Objetivo deste Estudo sobre Supino Reto e Crucifixo?
Comparar a eletromiografia dos seguintes músculos:
- peitoral maior;
- deltoide anterior;
- tríceps braquial.
As atividades destes músculos foram avaliadas durante a realização de 10RM de cada exercício e em 13 homens treinados.
A Análise dos Estudos sobre Supino Reto e Crucifixo
No estudo de McCaw e Friday foi comparado o supino realizado com pesos livres e em máquina com 60% e 80% da carga de 1RM e foi observado uma maior ativação muscular do deltoide anterior e médio durante o supino com pesos livres e não foram reportadas diferenças entre os exercícios na atividade dos músculos peitoral maior e tríceps braquial.
No estudo de Welsch et al foi comparado a atividade dos músculos peitoral maior e deltoide anterior em 3 exercícios: supino reto com barra, supino reto com halter e crucifixo com halter e de acordo com os resultados, não houve diferenças na atividade dos músculos peitoral maior e deltoide anterior entre os exercícios.
No estudo de Bompa e Cornacchia, 56 exercícios foram comparados com o objetivo de classificá-los em relação ao sinal eletromiográfico integrado normalizado pela contração isométrica voluntária máxima. Esta análise, limitada por captar o sinal de um único músculo, apontou o seguinte:
- supino declinado com halteres como o movimento que gerou maior sobrecarga no peitoral maior (93%);
- supino declinado com barra (89%);
- flexão de cotovelo entre os bancos (88%).
Quais os Resultados Obtidos?
- não houve diferenças na atividade do peitoral maior e deltoide anterior entre os exercícios;
- a atividade do tríceps braquial foi maior na realização do supino reto em comparação com o crucifixo;
- durante o supino, a atividade do peitoral maior foi maior em relação ao tríceps braquial, sem diferenças entre peitoral maior e deltoide anterior ou deltoide anterior e tríceps braquial;
- no crucifixo, a atividade do peitoral maior e do deltoide anterior foram maiores em relação ao tríceps braquial, sem diferenças entre deltoide anterior e peitoral maior.
Leia um post completo sobre o Exercício Supino clicando aqui!
Conclusão
De acordo com os resultados obtidos podemos concluir que, se o objetivo do treinamento for estimular o deltoide anterior ou o peitoral maior, ambos os exercícios podem ser usados, dependendo da disponibilidade de materiais ou da especificidade da atividade motora na qual se procura melhorar a performance.
Referência Bibliográfica
JUNIOR, V.A.R; GENTIL, P; OLIVEIRA, E; CARMO, J. Comparação entre a atividade EMG do peitoral maior, deltoide anterior e tríceps braquial durante os exercícios supino reto e crucifixo. Rev Bras Med Esporte v.13 n.1 Niterói jan./fev. 2007.
Leia também: Como Aumentar o Peso no Supino?