Quando se trata de otimizar os resultados do treinamento físico, a questão de fazer cardio antes ou depois da musculação é frequentemente debatida entre os praticantes de academia.
Alguns defendem a ideia de iniciar a rotina com cardio para aquecer o corpo, outros argumentam que deixar o cardio para o final pode maximizar o ganho de massa muscular. Mas qual está certa afinal?
Vamos explorar neste post os prós e contras de cada abordagem para ajudar você a decidir o que é melhor para seus objetivos de hipertrofia.
E claro que tem a minha opinião também no final deste post!
Conteúdo deste Post!
Tabela de conteúdos
Cardio Antes ou Depois da Musculação
Fazer cardio antes ou depois da musculação é uma dúvida clássica que rodeia todo praticante de academia (tenho certeza que você também) e por isto neste post você vai esclarecer todas as suas dúvidas.
A maioria dos praticantes sabem que o cardio é ótimo para a saúde, principalmente quando falamos de Sistema Cardiovascular e de Condicionamento Físico.
Não adianta nada você botar o shape e nem conseguir subir uma escadaria, pois está cansado e ofegante pela falta de cardio.
Juntamente, a Musculação também é apontada como excelente opção para a manutenção da saúde, pois favorece o aumento de massa muscular magra e ajuda na perda de gordura corporal.
Desta maneira você precisa entender que atualmente combinar estas duas atividades (cardio e musculação) é a melhor forma de se manter saudável e ganhar músculos.
Vamos aprofundar.
O Cardio e a Musculação
Se você quer ganhar massa muscular é importante começar com o treino de musculação, pois desta maneira você vai evitar que os exercícios de cardio consumam o seu glicogênio muscular, afinal ele deverá ser utilizado para a execução de um treino intenso com pesos.
Ou seja!
Se você começar com o treino com cardio, seu estoque de glicogênio será diminuído e você não conseguirá utilizar cargas elevadas no treino de musculação.
Leia também: Definição Muscular – Como deixar o meu corpo definido
Pensando de uma maneira mais direta em relação ao ganho máximo de massa muscular, o ideal seria que nenhum cardio fosse realizado antes do treino.
Porém, sabendo-se dos benefícios proporcionados por esta atividade em relação ao sistema cardiovascular, você pode limitar o cardio a uma duração em torno de 20 minutos, de duas a três vezes por semana, após o treino (claro que nunca depois de um treino de pernas) e com intensidade alta utilizando o treinamento HIIT que tem uma duração menor.
EPOC e a relação com o treino de cardio e musculação
Vou te explicar o que é o EPOC e como ele influenciará nos resultados.
“Excess post excersise oxygen consumption” ou traduzindo: excesso de consumo de oxigênio pós-exercício.
Então vamos definir o EPOC como sendo a capacidade do organismo em continuar consumindo calorias mesmo depois do treino, ou seja, todo exercício físico eleva os níveis de consumo de oxigênio e mesmo após o exercício o organismo leva um determinado tempo para voltar aos níveis normais.
Segundo estudos, o gasto calórico possui relação direta com o consumo de oxigênio e considera-se que a cada litro de oxigênio consumidos, aproximadamente 5 kcal são geradas no organismo.
Durante o EPOC o metabolismo se mantém em média 15% acima do normal, mesmo se você estiver descansando, e apesar de não existir uma provável explicação para estas respostas, acredita-se que o objetivo principal seja a restauração dos níveis fisiológicos normais utilizando como fonte energética principal para este processo a gordura.
Vale lembrar que quanto mais intenso for o treinamento, maior será o tempo que o corpo precisará para se recuperar, mantendo o metabolismo acelerado.
- Uma corrida de 30 minutos com frequência cardíaca média de 80% pode manter o corpo trabalhando por 8 horas após o exercício;
- Um treino de musculação, acredite, mantém seu corpo ativo por até 24 horas, e dependendo da intensidade até 36 horas de consumo de calorias (por isso, sempre chamo a atenção para a importância da prática da musculação mesmo para quem quer reduzir o percentual de gordura corporal).
Quer aprender mais sobre EPOC? Clique aqui!
Conclusão
Podemos concluir que para você ganhar massa muscular, o cardio torna-se mais eficientes após o treino de musculação, porém, é necessário entender que uma atividade estará sempre complementando a outra.
E como eu disse no começo do post que ia dar minha opinião, eu sempre fiz o cardio no pós-treino, pois já fiz o teste comigo e vários clientes de fazer o cardio antes e realmente constatei que todos ficaram cansados e o treino de musculação não rendeu nem um pouco.
Então, quer ganhar músculos, faça o cardio depois do treino.
Espero ter esclarecido todas as suas dúvidas.
Leia também