Neste post vou te explicar a relação entre exercícios feitos com halteres ou aparelhos e se há muitas diferenças para quem quer mais hipertrofia muscular.
Conteúdo deste Post!
Introdução
Então, esta é a pergunta que circunda muitos praticantes de musculação, tenho certeza que você também.
Halteres ou Aparelhos para ganhar mais massa muscular???
Vou esclarecer!
Muitos de vocês acham que existem uma fórmula pronta e extraordinária para poder definir qual tipo de exercício seria o melhor para ganhar mais massa muscular, porém, esta resposta vai depender do nível de cada praticante.
Exercícios nos Aparelhos
Os exercícios nos aparelhos conseguem isolar os músculos de forma muito eficaz e fazem o movimento de forma guiada para o praticante, melhorando a postura, diminuindo o risco de lesões e sendo mais fácil a realização e execução do movimento.
Visto desta maneira, o praticante iniciante terá uma necessidade maior da aplicação destes movimentos nos aparelhos para que se possa aprender corretamente a técnica de execução e depois então partir para os exercícios livres com halteres.
Exercícios com Halteres
Os exercícios livres com halteres são excelentes para ativar os músculos agonistas (músculo alvo) e os sinérgicos (músculos auxiliares) sendo ótimos para o praticante que deseja um ganho maior de força e massa muscular.
Além disso, exigem uma maior concentração para manter o equilíbrio resultando em uma perfeição maior dos exercícios e um trabalho maior das articulações.
Porém, há a necessidade de um nível de treinamento mais avançado para esta aplicação.
A parte ruim destes exercícios é que as chances de lesão devido má postura e uma técnica inapropriada de execução são muito grandes, por isso, é preciso estar consciente durante a realização do treino e utilizar uma carga que não prejudique o bom movimento.
Leia também: Devo fazer Aquecimento Antes do Treino para Hipertrofia?
E o Praticante Avançado?
Para o praticante avançado os exercícios livres com halteres e em aparelhos são aplicados no mesmo treino, visto que, os livres vão dar volume, densidade, espessura e maturidade aos músculos, enquanto os aparelhos irão terminar de fadigar os músculos e isolar os mesmos tornando o treino mais eficaz quando se fala de treinamento de resultado e falha máxima.
Muitos métodos podem ser usados para um melhor treinamento.
Como por exemplo, utilizar a pré-exaustão começando nos aparelhos e depois partindo para os exercícios livres ou ainda iniciar nos exercícios livres e terminar de esmagar os músculos nos aparelhos no final do treino.
Há também circuitos de treino que usam exercícios livres e máquinas de forma intervalada e são muito interessantes.
Algumas técnicas de treinamento como FST-7, MTUT, DROPSET, dentre outras, são mais seguras e eficazes se usadas nos aparelhos, por isso tudo vai depender do momento do treinamento.
Conclusão
Portanto, não há uma regra específica ou uma fórmula pronta como citei no início. O importante é usar os dois sistemas e manter-se sempre em estado de estresse muscular.
Vale lembrar que quanto mais avançado, mais adaptado ao treino o praticante será, e assim, é preciso tentar fugir ao máximo desta adaptação e procurar estressar a musculatura o máximo que puder partindo para outras metodologias de treinamento.
Espero ter ajudado!!!
Deixe o seu feedback nos comentários!
Leia também: