Neste post vou explicar como deve ser o treino de musculação para adolescentes. Primeiro é necessário passar por um processo de adaptação para que se tenha um início tranquilo.
E para que este início seja eficiente, mas principalmente seguro, é necessário primeiramente uma adaptação ao treinamento.
Conteúdo deste Post!
Tabela de conteúdos
Adaptação ao Treinamento de Musculação para Adolescentes
Para começar, o que seria essa adaptação?
A adaptação ao treinamento é o resultado da soma tanto das modificações anatômicas quanto fisiológicas que ocorrem no final, devido à repetição sistemática de um programa adequado de exercícios.
Para o treinamento com pesos é muito abordada as seguintes adaptações:
- Adaptação Anatômica
- Adaptação Neural
Sobre estas adaptações abordarei mais profundamente em outro post mais específico.
Vamos lá!!!
Quando estivermos lidando com o treinamento com pesos, devemos procurar o desenvolvimento dos processos de adaptação em seus primeiros estágios de evolução.
Isto é válido para todos os indivíduos envolvidos, mas é realmente vital tanto para as populações adolescentes quanto para as jovens.
Uma ênfase especial deve ser dada no caso das populações citadas previamente, sob 4 aspectos:
Os 4 Aspectos a serem desenvolvidos
Desenvolvimento da Flexibilidade (Musculação para Adolescentes)
O aprimoramento da flexibilidade permitirá que se realize tanto um agachamento perfeito sem levantar seus calcanhares quanto o desenvolvimento por trás da cabeça sem nenhum risco para a integridade de seus ombros.
Esta é uma qualidade vital para se alcançar um procedimento de treinamento bem sucedido, bem como mantê-lo ao longo de toda a vida.
Leia também: O que é o Exercício Supino?
Fortalecimento da União Músculo-Tendão (Musculação para Adolescentes)
Este fortalecimento é crucial. Esta é uma situação que requer um treinamento progressivo durante um intervalo de tempo suficiente de forma que este processo de fortalecimento possa ser alcançado.
Uma observação importante a esses guris. Cuidado com os esteroides anabolizantes.
Mas por que digo isso?
Como trabalho há muito tempo dando treinos em academias, observei muitas vezes que eles tem muita pressa para ter resultados a curto prazo e por isso acabam querendo recorrer a esses recursos.
O uso destas substâncias podem causar patologias tendíneas, um fato bem conhecido, porque se atinge um repentino aumento de força, desconexo de qualquer relação com a tração que os tendões são capazes de sustentar.
Você pode até ter força muscular, mas seus tendões não irão aguentar!!! Por isso, cuidado.
Leia também: Quais os Benefícios da Musculação?
Fortalecimento dos Músculos Estabilizadores
Os músculos estabilizadores são responsáveis pela manutenção de uma determinada postura enquanto os músculos motores podem trabalhar.
Os músculos estabilizadores ficam de uma maneira quase isométrica – eles são responsáveis pela conclusão de um determinado movimento de maneira bem sucedida.
Ainda que, durante os primeiros estágios de treinamento de iniciantes, a utilização de equipamentos seja recomendada devido a segurança, é muito conveniente introduzir exercícios com pesos livres progressivamente de forma que os músculos estabilizadores sejam “forçados” a entrar em ação.
Leia também: Halteres ou Aparelhos na Musculação?
Fortalecimento da Área Mediana (Core-Músculos Abdominais e Cintura Pélvica)
Tanto os músculos abdominais quanto os da cintura pélvica agem como uma ponte entre os movimentos que a musculatura do dorso oferece e a ação potente que a musculatura dos membros inferiores oferece.
Se um indivíduo não possui um bom condicionamento desta área, com relação à força e flexibilidade, podemos considerar que ele não está apto a conseguir a performance necessária para realizar qualquer exercício de força, seja qual for o tipo de exercício envolvido.
Faltará a este indivíduo técnica e bom desempenho. E também não queremos lesionar esse jovem. Ok.
Leia também: O que comer antes de treinar?
Como deve ser o Treino?
Sabendo que você está pensando nisso, leia as dicas que indico aqui abaixo:
- No primeiro mês comece com uma carga leve e um elevado número de repetições (entre 15 e 20). É preciso aprender o movimento da forma correta e um alto número de repetições vai condicionar o seu cérebro nesta aprendizagem;
- Nos próximos meses utilize cargas de intensidade média e um número médio de repetições (entre 10 e 12), de forma que se tornem aptos tanto anatômica quanto fisiologicamente adaptados para iniciar o treino com cargas mais elevadas.
Após este período de adaptação consulte o seu Professor para dar continuidade ao treinamento.
Leia também: Como ganhar massa muscular sendo ectomorfo?
Conclusão
A musculação para adolescentes deve começar devagar para que as adaptações ao treinamento sejam alcançadas de forma eficiente e segura.
Para este público jovem este fator torna-se mais importante ainda, visto que, sua formação estrutural corporal ainda está em desenvolvimento.
E nada de anabolizantes, devagar também se chega lá!!!
Vou deixar o link de um site bem interessante para você adolescente dar uma olhada depois: Tudo Sobre Adolescentes