O treino FST-7 é uma abordagem de treinamento de força e hipertrofia que tem ganhado popularidade entre os praticantes de musculação nos últimos anos.
Neste post, irei abordar o que é o treino FST-7, quem é o seu criador, como ele funciona, um exemplo de treino e uma conclusão sobre os seus benefícios.
O que é o Treino FST-7?
O treino FST-7 é uma metodologia de treinamento que consiste em alongar a fáscia muscular fazendo os músculos aumentarem o seu tamanho.
O treino FST-7 é uma metodologia de treinamento avançado criado pelo renomado Hany Rambod, treinador de grandes atletas como Jay Cutler, Phil Heath (campeões do Bodybuilder Pro no Mr Olympia) e Jeremy Buendia (campeão do Men´s Physique Mr Olympia).
De acordo com Hany Rambod, o FST-7 significa “Fascia Stretch Training 7”, que em português pode ser traduzido como “Treinamento de Alongamento da Fáscia 7”. É uma técnica de treinamento que se concentra em expandir a fáscia muscular, permitindo que mais nutrientes e sangue cheguem às fibras musculares, tendo como objetivo aumentar a hipertrofia muscular e melhorar o desempenho atlético.
Veja o significado de cada um destes termos abaixo:
FASCIA
São estruturas fibrosas que envolvem e protegem a musculatura, porém geralmente ela é espessa, o que acaba dificultando o crescimento muscular, por falta de espaço.
Exatamente por isso, o principal objetivo do treino fst-7 é alongar e deixar a fáscia muscular mais fina, deixando um espaço maior para que os músculos possam ocupar, além de dar um aspecto estético melhor, com mais definição muscular.
STRETCH
Significa esticado, estendendo-se, estende-se. Para alongar, alargar ou ampliar.
TRAINING
É o processo de trazer uma pessoa a uma norma acordada de proficiência pela prática e instrução.
SEVEN
O sétimo em um conjunto ou sequência.
Vamos as considerações.
A ideia do treinamento consiste em alongar a fáscia muscular, o que faz os músculos aumentarem muito o seu tamanho.
Quem é o Criador do Treino FST-7?
Hany Rambod é um treinador renomado de fisiculturismo, com mais de 20 anos de experiência. Ele desenvolveu o treino FST-7 para seus atletas profissionais de fisiculturismo, e ao longo dos anos, ele refinou e aprimorou a técnica para adaptá-la a atletas de diferentes níveis.
Como funciona o Treino FST-7?
O treino consiste que para cada grupo muscular você deve realizar de 3 a 4 exercícios diferentes (dependendo do grupo muscular) e no último exercício você realizar 7 séries de 12 repetições com a pausa entre as séries de 30 segundos e mantendo a mesma carga.
Durante o descanso entre as séries ou após a execução da última série do exercício você deve alongar a fáscia muscular e permitir o fluxo sanguíneo.
O treino FST-7 é conhecido em todo o mundo como o programa de formação de grandes campeões e não é tão atual assim, surgiu em 2009.
Todo mundo no setor de musculação e fitness está falando sobre este programa. As pessoas estão adaptando este treino em suas rotinas de treinamento em todo o mundo, porém vale ressaltar que este treino deve ser usado por praticantes avançados.
Exemplo de Treino
Um exemplo de treino FST-7 que pode ser realizado em um dia de treino de peito e tríceps.
Primeiramente, o praticante realiza três séries de supino inclinado com 10 a 12 repetições e descanso curto entre as séries.
Em seguida, é feita uma série final com carga máxima de sete repetições e descanso prolongado. Depois, é realizado um alongamento de peitoral.
O processo é repetido em outros exercícios para peito e tríceps, como crossover, supino reto, pulley tríceps, entre outros.
Conclusão
O treino FST-7 é uma técnica de treinamento de força e hipertrofia que se concentra em expandir a fáscia muscular, permitindo o fluxo sanguíneo e o transporte de nutrientes para as fibras musculares.
Embora não haja estudos científicos específicos sobre essa técnica, muitos fisiculturistas relatam resultados positivos.
No entanto, é importante lembrar que cada pessoa é única e pode responder de forma diferente a esse tipo de treino. Portanto, é recomendável que um profissional de Educação Física acompanhe o praticante e ajuste o treino de acordo com suas necessidades e objetivos específicos.
Além disso, é importante destacar que esse treino não é uma técnica para iniciantes na musculação. Ele é mais adequado para atletas avançados que já possuem uma boa base de força e estão procurando por um método de treinamento mais avançado para maximizar seus resultados.
Então:
- o treino FST-7 é uma técnica utilizada por fisiculturistas e praticantes avançados;
- a hidratação é especialmente importante quando se usa este programa;
- alguns praticantes gostaram tanto do programa que estão dando-lhe um lugar permanente em sua rotina.
Bons Treinos!!!